sábado, 18 de junho de 2011

S2 Atalaia

Compre minha passagem antecipadamente pra evitar fazer uma viagem Maceió-Santana (4 horas) em pé no ônibus da Real Alagoas, tinha que ir pois o dia seguinte era 3 de Outubro de 2010, precisava chegar para votar e evitar futuros problemas jurídicos. Tentei ser precavido, comprei a passagem antes do dia para garantir assento pois pegaria o busão fora da rodoviária em um dos pontos da via expressa.

O ônibus normalmente inicia o trajeto as 5:30, cheguei as 5 da manhã e esperei pacientemente... 40 minutos depois vejo de longe a placa! Aceno, dô a mão e o motorista responde gesticulando com as mãos um sinal de que estava cheio e não iria parar, aceno a passagem comprada mas o infeliz passa direto e me deixa sem muitas opções (ou nenhuma). Olho meu bolso e vejo 15 centavos:

- Porra, não da nem pra comprar um derby falso (mais tarde constatei que essa informação era falsa, fiquei muito feliz com isso).

Andei até a Federal pra tentar conseguir carona até alguma cidade mais adiante, e se acaso passase uma besta/van para Santana entraria e pagava a passagem quando chegasse em casa. Fiquei 20 minutos com uma plaquinha com um desenho de uma mão pedindo carona e o nome "Satuba", um ônibus da Real parou, subi e falei com o motorista que o ônibus não parou pra mim, e que como ele era da mesma empresa me daria carona até a cidade mais próxima, ele concordou pedindo pra conferir a passagem, subi no ônibus e desci no quebra-mola principal de Satuba.
 Lá encontrei um rapaz da Escola Agrotécnica tentando carona pra entrada de Atalaia, fiquei no mesmo lugar que ele e após 30 minutos um uno prata parou, um dito fazendeiro parou e até me deixar em Atalaia teve tempo pra desabafar da sua vida desde o útero até os dias atuais.
Atalaia é mais perto de Santana, logo mais barato pra pagar um transporte! Fiquei no quebra-mola após a PM, com a mesma plaquinha escrita "Palmeira", aos poucos algumas pessoas começaram a perceber minha presença e assistiam de longe as tentativas frustadas. Muito tempo depois uma moça parou perto e perguntou:

- Você precisa de quanto?
- Vou ter que sair pingando, daqui pra Palmeira e de Palmeira Santana, deve da 20 reais.
- Tome 10, daqui pra mais tarde você consegue o resto.

Opa, começou a melhorar pro meu lado, quando deu 1 da tarde um rapaz e uma moça que há horas observava aproximou-se e deu 15 reais! Não tardou a passar uma Van para Palmeira, subi e chegando lá encontrei uma besta saindo pra Santana.

Resultado entrada:
                 15 centavos
              + 10 reais
                 15 reais
              = R$ 25,15

Resultado saída:
                    passagem Atalaia-palmeira 10 reais 
                    passagem palmeira-santana 10 reais
                    1 derby falso 15 centavos
                    2 cervejinhas geladas na rodoviária de  
                    Santana com o dinheiro que sobrou das 
                    boas almas que me ajudaram porque ninguém 
                    é de ferro:  

                                 NÃO TEM PREÇO!

Existem coisas que o dinheiro não compra! Para todas as outras, use ATALAIA.


* Homenagem a Zé Nilson.

1 comentários:

Lucas Farias disse...

Excelente artigo! Narra bem as peripécias de nossa juventude!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...